top of page
WhatsApp Image 2020-05-28 at 17.05.07.jp

TEATRO

Ensaios das Atividades de Teatro.jpeg

COMO

FUNCIONA

     A ARCA proporciona às crianças, adolescentes e jovens oficinas de teatro onde são desenvolvidas habilidades voltadas para a expressão corporal, o exercício vocal, a prática da leitura, compreensão e interpretação de textos, como também promove o conhecimento da importância do teatro e sua história. O teatro na ARCA prioritariamente abrange temáticas que são vivenciadas ao longo do ano como o combate ao trabalho infantil, enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a juventude, o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e também a Paixão de Cristo que mobiliza aproximadamente 100 crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade para a encenação que acontece todo ano na semana santa na programação do Roteiro das Paixões nos bairros realizado pela prefeitura da capital.

     Os grupos durante as oficinas constroem os textos a partir das temáticas que são abordadas em rodas de diálogo nos coletivos e passam o ano inteiro desenvolvendo apresentações que vão desde esquetes teatrais, a grandes apresentações como a paixão de cristo, que tem a duração de 1h 30min de encenação. Também são trabalhados em conjuntos com outros educadores de arte e cultura alguns Musicais para serem apresentados em momentos específicos como o Alto de Natal e o Festival de Arte e Cultura que envolvem Teatro, Música e Dança. O teatro hoje na Instituição é uma forma de expressar os sentimentos, elevar a autoestima e mostrar através da cultura as potencialidades da juventude das comunidades e fortalecer a identidade e os vínculos comunitários, pois também são contadas histórias que personagens da comunidade.

    As oportunidades que as crianças e adolescentes tem com o teatro contribui com o desenvolvimento individual e coletivo, além de despertar o interesse por essa arte e fomentar o protagonismo infanto-juvenil. No ano de 2020 foram abertas duas turmas que funcionam nas Segundas e Quartas nos turnos manhã e tarde, onde somam um total de 25 crianças e adolescentes. Assim, o teatro entra para o leque de atividades culturais realizadas na instituição, fortalecendo ainda mais a arte e cultura.

WhatsApp Image 2020-05-28 at 17.05.05.jp

Álbum de Fotografias

WhatsApp Image 2020-05-28 at 15.44.02 (2
Ensaios das Atividades de Teatro.jpeg
Ensaios das Atividades de Teatro.jpeg
Ensaios das Atividades de Teatro.jpeg

Últimas Atividades

bottom of page