BANDA MARCIAL
COMO
FUNCIONA
Na área de musicalização, utilizamos a música como instrumento social, acreditamos e levamos a música como instrumento transformador. Na musicalização, as crianças e adolescentes aprendem a dividir tarefas, ajudar ao próximo através de didáticas em conjunto. Convivendo assim em harmonia social. Aulas individuais ensinam técnicas, nas coletivas ensinamos que a música soa muito melhor em conjunto, priorizando a harmonia dos sons e da convivência como um todo.
As atividades Musicais funcionam duas vezes por semana contemplando diariamente em média 50 crianças e adolescentes com idades entre 05 a 18 anos.
Todo o material usado nas aulas e ensaios são planejados antecipadamente com a equipe de arte e cultura, desde os métodos ao repertório trabalhado com os educandos.
As atividades são divididas em aulas teóricas e práticas, sendo a teoria em conjunto ou por naipes e a prática sendo realizada especificamente para cada instrumento, utilizamos métodos para aprimoramento individual e continuo. Ensaios gerais são realizados uma vez na semana para colocar em prática tudo que foi realizado durante as aulas individuais e manter todo o grupo em harmonia musical e social.
Na área da dança, utilizamos a filosofia de que a música e dança ajuda a melhorar a auto estima das pessoas. Junto a banda marcial temos o Corpo Coreográfico, que acompanha em média 60 crianças e adolescentes entre 05 e 18 anos de idade compondo os seguintes espaços: Corpo Coreográfico, Pavilhão Nacional, Grupo de Escudos, Mór e Balizas.
Nos módulos de dança desenvolvemos atividades de postura corporal (GARBO), ritmo, marcha e sequencias coreográficas a serem executadas em conjunto com o corpo Musical.
As atividades de Música da ARCA iniciaram em 2012 com o surgimento da Banda Marcial da ARCA através do Projeto Tocando e Construindo Novos Ritmos apoiado pelo Criança Esperança nos anos de 2012 e 2013. Hoje a Bandarca conta com diversos títulos em Campeonatos Municipais, Estaduais e Nacional realizado pelas Federações de Bandas e Fanfarras e pela Emissora da Rede Globo Nordeste.